Não fique nervoso(a) ... O assunto é fácil . |
O ENCÉFALO é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo e ponte, cada um desempenha uma função específica.
elabora os impulsos motores voluntário
interpreta os sentidos
CEREBELO: coordena os movimentos(sintonia)
equilíbrio
BULBO: elabora os impulsos motores involuntário
PONTE: comunica o bulbo com o cérebro.
A MEDULA ESPINHAL é responsável em ligar os órgãos ao encéfalo e realizar o arco reflexo.
ARCO REFLEXO
2. nervo minto(raiz sensitiva)
3. neurônio de associação
4. nervo misto raiz motora
5. músculo efetuador
Tomando como situação o levantar de uma panela para colocar em cima de uma mesa. Se pegarmos na panela quente sem termos noção da sua temperatura os receptores térmicos presentes nas nossas mãos envia um sinal via neurônio sensorial, mas no entanto dada a gravidade da situação se ele for ao cérebro corremos o risco de uma queimadura profunda, e é aqui que entra mais uma vez a inteligência corporal a nível fisiológico. O neurônio faz sinapse (comunicação) com um neurônio motor a nível da medula espinhal por meio de um neurônio de associação, neurônio motor que processa imediatamente informação para os músculos de forma a que estes atuem para evitar danos, durante este processo o neurônio envia para o cérebro a informação que transmitiu ao neurônio motor, e dada a velocidade de cada uma das vias a reação inconsciente é mais rápida.
SNP
NERVOS os nervos podem ser classificados em cranianos ou espinhais de acordo com a localização os cranianos são doze pares e partem do encéfalo, já os espinhais são 31 pares e partem da medula espinhal.
Os nervos também podem ser sensitivos se transmitem impulsos sensitivo(órgão p/SNC), motores se transmitem impulsos motores(SNC p/ órgão) e mistos pois transmitem os dois tipos de impulsos.
SNP somático- transmite os impulsos motores voluntários
SNP autônomo-transmite os impulsos motores involuntário.
O SNP autônomo é dividido em Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático, dois conjuntos distintos de nervos que controlam, em geral, os mesmos órgãos de forma antagônica. Os nervos simpáticos têm ação excitatória sobre tais órgãos, colocando o organismo em estado de prontidão e alerta em situações de estresse. Os nervos parassimpáticos atuam inibindo a atividade destes órgãos, levando o organismo a um estado de relaxamento.
Bons Estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário