Processo de Filtração do Sangue
A urina é composta de aproximadamente 95% de água. Os principais excretas da urina humana são: a uréia, o cloreto de sódio e o ácido úrico.
A eliminação da urina é feita através do sistema urinário. Os órgãos que compõe o sistema urinário são osrins e as vias urinárias.As vias urinárias compreendem o ureter, a bexiga e a uretra.
A artéria renal é um ramo da artéria aorta que sofre ramificações até atingir um diâmetro de um capilar no interior do rim chegando aos néfrons e numa região envolvida pela cápsula de Bowman ela enovela-se formando o glomérulo. Quando o sangue passa pelo glomérulo substâncias extravassam para a cápsula de Bowman ocorrendo o processo de filtração. O filtrado glomérular possui tantas substâncias úteis ao organismo, como glicose, água sais minerais, aminoácidos e vitaminas, quanto excretas inúteis ao organismo.
As substâncias úteis precisam ser reabsorvidas, ou seja, passar dos túbulos do néfron para os capilares que os envolvem; é o processo de reabsorção. Desta maneira pode-se dizer que dá a formação da urina fazem parte os processos de filtração e reabsorção de substâncias, e desses processos resta nos túbulos do néfron as excretas (principalmente uréia) e o excesso de sais minerais e de água. A urina segue para o túbulo coletor e deste sai dos rins através dos ureteres e é armazenada na bexiga urinária e é eliminada para o meio exterior através da uretra, da uretra urina vai para a bexiga onde será armazenada e posteriormente eliminada pela uretra. Já o sangue filtrado volta a circular pela veia renal que é um rama da veia cava inferior.
Néfron
No glomérulo ocorre a filtração
No túbulo proximal e alça ocorre a reabsorção
No túbulo coletor a urina está formada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário